Project Description
Sobre o cliente
A Vodafone Portugal é um operador de telecomunicações global que apresenta um serviço convergente reconhecido nos vários segmentos que compõem o mercado. Líder em inovação, imagem de marca e satisfação dos Clientes, a Vodafone Portugal tem uma cobertura de rede de abrangência nacional, chegando a 4,5 milhões de casas e empresas com a sua rede de fibra de última geração e mais de 4,7 milhões de Clientes com a sua rede móvel.
Automação de serviços de ativação
Partilhamos a experiência da equipa de Customer Operations da Vodafone Portugal na jornada de automação que desenvolveram com a Ubiquity utilizando a plataforma UiPath, com a finalidade de aumentar a produtividade e eficiência, com impacto positivo nos clientes finais da Vodafone.
Os processos manuais e repetitivos são lentos, ineficientes e propensos a erros, levando a um aumento da insatisfação dos funcionários e diminuindo o desempenho geral da empresa.
Antes de recorrerem a automação, a atividade de ativação dos serviços de telecomunicações fixas e móveis era totalmente manual e apresentava um rápido crescimento. A equipa de Customer Operations precisava de aumentar a sua capacidade de produção sem aumentar os custos operacionais, mantendo resultados de alta qualidade, assim como as expectativas de nível de serviço. Uma das soluções foi reduzir o tempo gasto em cada solicitação, automatizando ao máximo esta área.
Isto permite-nos reduzir os custos operacionais unitários, aumentar a capacidade de produção humana sem aumentar o seu esforço (a mesma equipa pode produzir mais nas mesmas horas de trabalho) e ter uma solução que pode ser facilmente escalável adicionando ou removendo licenças RPA. Em média, automatizamos 50% de cada um dos 5 processos do âmbito deste projeto, com redução de 50% de custos e duração unitária o que permitiu libertar recursos para assegurar toda a atividade sem precisar de reforçar colaboradores.
Automação de serviços de ativação
Desafios
Resumindo, para alcançar e maximizar os resultados, precisamos conhecer detalhadamente a atividade a ser automatizada e trabalhar em estreita colaboração com o parceiro RPA para maximizar o potencial da solução, cruzando as necessidades do negócio com os recursos técnicos. Isso impactará na % da atividade que pode ser automatizada e, consequentemente, no ROI.