Project Description

Sobre o cliente:

Criada a 1 de Setembro de 1982, a ENAPOR é uma sociedade anónima de capitais públicos, detidos direta e exclusivamente pelo Estado de Cabo Verde.

A sociedade, enquanto concessionária geral dos portos, tem por objeto a administração, gestão e exploração económica dos Portos de Cabo Verde, terminais e zonas de jurisdição portuária, cuidando da sua conservação, planeamento e desenvolvimento, abrangendo o exercício das competências e prerrogativas de autoridade portuária que lhe sejam ou venham a ser cometidas.

O portfólio da Empresa é constituído pelos serviços de pilotagem, reboque, amarração/desamarração, atracação/desatracação, equipamentos, tráfego de mercadorias, armazenagem, fornecimento de energia e água e bunkering.

A Empresa está presente nas 9 ilhas habitadas do país, unindo-as entre si e ligando-as ao mundo, através de infra-estruturas que garantem a prestação de serviços com a qualidade e a segurança almejadas.

Com mais de 40 anos no mercado, a ENAPOR é uma das referências do sector empresarial cabo-verdiano, assentando o seu sucesso em profissionais qualificados e motivados, movidos pelo espírito de equipa e foco no cliente.

O desafio

A implementação de um Sistema Eletrónico de Estivagem na ENAPOR surgiu da necessidade de automatizar as operações de estiva, promovendo transparência e otimizando a gestão de processos nos 9 portos gerenciados pela ENAPOR.

Anteriormente, as chamadas de trabalho eram realizadas manualmente no local, resultando em viagens frequentes e, por vezes, desnecessárias por parte dos estivadores ao porto. Esse processo de chamada manual mostrou-se demorado e não tinha a capacidade de confirmar a presença real dos estivadores no porto. Além disso, monitorizar a presença dos trabalhadores e gerenciar alterações de última hora nos horários dos navios apresentava desafios, exigindo ajustes nas alocações.

A solução

Com a implementação do Sistema Eletrónico de Estiva, todos os processos relacionados com o trabalho de estiva foram automatizados. A Ubiquity Technology implementou uma plataforma de automação digital que se integra diretamente com o sistema ERP da ENAPOR, o Sistema Portuário de Balcão Único (JUP), e a plataforma de envio de SMS da CVTelecom. Os pedidos de trabalho de estiva para carga e descarga de mercadorias são agora geridos automaticamente.

Os horários dos navios, os tipos de trabalho e as equipas necessárias são conhecidos antecipadamente. Os estivadores são categorizados por tipo de trabalho, situação laboral na ENAPOR (permanente ou ocasional) e disponibilidade. A sua atribuição ao trabalho de estivação está em conformidade com a legislação em vigor e garante o cumprimento integral das normas. O serviço também assegura o processamento automático de listagens e o envio de SMS a cada trabalhador, evitando que se desloquem ao porto se não estiverem agendados para trabalhar nos navios.

“O objetivo principal da Estiva Eletrónica é promover a transparência e permitir o melhor planeamento das operações de Estiva, otimizando a gestão de todos os processos de forma automática criando melhores condições para os operadores e também para os nossos estivadores. A implementação do projeto aconteceu em Fevereiro de 2021 e é uma aposta ganha pois permite o aumento da produtividade e a competitividade da nossa empresa. A ENAPOR é uma empresa que aposta na inovação e na automação dos processos.”

Eliseu Camacho - Presidente do Concelho de Administração, ENAPOR

“Foi verdadeiramente um prazer liderar este projeto. Tendo trabalhado anteriormente em projetos no setor portuário e marítimo, ficamos entusiasmados por aplicar a nossa experiência na ENAPOR. O mercado não possui uma solução comparável, uma vez que este sistema foi totalmente customizado às necessidades do cliente.”

Frederico Reis, CEO & Founder, Ubiquity Technology

O investimento da ENAPOR em automação de processos aumentou a produtividade e a competitividade da empresa. Ao tirar o máximo benefício de um ambiente automatizado e com gestão de processos de negócios (BPM) a ENAPOR obteve uma abordagem estruturada para simplificar as suas operações e aumentar a sua eficiência, gerando assim maior valor para os seus clientes e colaboradores.

Overview Geral

Antes

  • Processo totalmente manual

  • Viagens e filas de espera desnecessárias

  • Problemas com o controlo de assiduidade

  • Presenças preenchidas em documento manual

  • Dificuldade em monitorizar todo o processo

Depois

  • Digitalização do processo

  • Sem deslocações e esperas desnecessárias

  • Maior controlo de todo o processo de RH

  • Envio de SMS automáticas

  • Maior monitorização com relatórios personalizados

Projeto Premiado

PALOP INA Awards

O projeto Estiva Electrónica foi um dos grandes vencedores do prémio dos PALOP Innovation Awards 2023, de Transformação Digital na Categoria Corporate Innovation. Este prémio visa distinguir iniciativas e projetos inovadores nas diferentes organizações públicas e privadas, reverenciando a inovação, a competitividade e a modernização nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.